- Na Holanda, São Nicolau é Sinterklaas. Diz-se às crianças holandesas que vem de Espanha num barco a vapor, no seu dia (6 de Dezembro).
- Na noite anterior, as crianças enchem os sapatinhos com feno e açúcar para o cavalo dele, para acordarem e os verem, de manhã, cheios de frutos secos e doces.
- Por vezes, Sinterklaas aparece em pessoa, junto com o seu "assistente" Peter Negro. Pergunta às crianças que lhe digam se se portaram bem e pede que lhe recitem alguns versículos da Bíblia.
- Os presentes trocam-se na véspera do dia de São Nicolau, a 5 de Dezembro, fazendo muitas surpresas divertidas, como por exemplo dar prendas pequenas em caixas enormes ou escondê-las.
- Os habitantes de Twente, Denenkamp e Ootmarsum na zona este da Holanda, têm uma cerimónia em que anunciam o Natal com trombetas especiais (hoornblazen), feitas de madeira, com mais de um metro de comprimento, que dão um som muito grave.
- Esta tradição tem mais de 2500 anos e vem do tempo em que se acreditava que o som afugentava os espíritos maus. A sua sonoridade é tal que, em noites frias, se ouvem a mais de quatro quilómetros. Quem as ouve, responde tocando também a sua.
- De resto, como na maior parte dos países cristãos do mundo, as tradições são semelhantes, e, entre a missa, a árvore de Natal, as prendas e a alegria, tudo se torna muito parecido.
in, http://www.junior.te.pt/natal/home_natal/natal_mundo_holanda.html
Sem comentários:
Enviar um comentário