Translate

domingo, 28 de setembro de 2008

Outono - Vamos construir uma Bolota



CURIOSIDADE
Actualmente as bolotas já não são um produto que tenha um mercado que justifique a sua produção para usos culinários e são utilizadas na sua maioria para alimentar porcos e outros animais. No entanto a bolota já foi um dos alimentos principais na dieta de alguns povos como os Lusitanos que colhiam as bolotas no Outono, transformavam-nas em farinha para produzir pão. Esta farinha uma vez seca, era conservada durante todo o Inverno.
A bolota apesar de ter um gosto um pouco amargo, é um fruto que continua a ser consumido e apreciado por algumas pessoas da região do Alentejo, em especial do Baixo-Alentejo. Infelizmente o uso tradicional culinário da bolota tem-se vindo a perder com o passar dos anos e é quase impossível conseguir bolotas nos grandes centros urbanos.

Ora em vez das tradicionais castanhas assadas poderiamos optar pelas bolotas assadas ;)
As Bolotas podem ser comidas cruas, mas é comum serem assadas nas brasas das lareiras. As bolotas doces podem ser consumidas cruas e assadas sem qualquer problema, contudo nas bolotas amargas devem-se neutralizar ou eliminar os taninos (não me perguntem como :s).
O consumo de bolotas assadas ou cozidas é ainda bastante comum nas populações rurais de Portugal.
informação retirada em : http://www.flickr.com/photos/emoitas/2185663065/

Sem comentários: