Translate

domingo, 22 de abril de 2007

Afinal será que o desapontamento é uma emoção!?

Todos nós sabemos que as emoções são geradas normalmente como resposta a um acontecimento externo ou interno. No entanto por vezes chamamos emoção a algo que não é.
A coisa de umas horas estava num blog onde encontrei algo que se chamava a matemática das emoções, por exemplo estava lá que: a surpresa+ tristeza= desapontamento. De facto a surpresa e a tristeza são emoções, mas o desapontamento foi o resultado apenas da surpresa. Trocando isto por miudos a surpresa é uma emoção ambigua, tanto pode ser boa ou má, e a má surpresa leva a que haja desapontamento.
Poderiamos analisar isto de varios pontos de vista. Posso até estar errada e este é apenas um exemplo. Fiquei na duvida agora se o desapontamento será tambem uma emoção negativa secundária.
Se alguém que perceba do assunto passar por aqui gostaria que me tirasse a seguinte duvida: se o desapontamento, a antecipação, a aceitação, a aversão, o optimismo e a ausencia serão emoções.
Lanço assim aqui este tema em discussão. Tipo mais uma dúvida minha... para mim ausência não é uma emoção mas sim a saudade que tanto pode ser positiva como negativa, ou seja é uma emoção ambigua.
Aqui ficam com uma categorização das emoções:
Emoções Básicas dividem-se em negativas (ira, medo, tristeza) e positivas (alegria, felicidade, amor)
Emoções Secundárias dividem-se em negativas (vergonha, ódio, ciúme, inveja, desgosto, desprezo, preocupação, desespero, culpa, desconfiança), positivas (prazer, curiosidade, desejo, orgulho, êxtase) e ambíguas (surpresa, esperança, compaixão).
Quem quiser deixar aqui a sua opinião agradeço. Ja tive a discutir isto e já vi que tenho aqui pano para mangas, ou sou apenas eu que estou confusa.

Sem comentários: