Translate

segunda-feira, 2 de abril de 2007




SOARES, Luísa Ducla - Os ovos misteriosos. 7ª
edição. Porto: Afrontamento, 2005.
ISBN: 972-36-0338-1
Ilustradora – Manuela Bacelar
Amanhã vou levar esta história girissima para os terroristas, e entretanto lembrei-me que um dia numa pesquisa na net encontrei as seguintes propostas de actividades:

Esta actividade dirige-se a crianças pequenas, dos três aos seis anos, que não saibam ler. As crianças terão de detectar os erros que o animador comete numa segunda leitura.
􀂊 Cartão Vermelho 􀁆

Objectivos
Entender a leitura em voz alta.
Entender o que se ouve.
Concentração da criança.
Desenvolver a capacidade de observação.

Material:
O mediador terá de elaborar vários cartões vermelhos (do tamanho de uma carta de baralho).

Desenvolvimento da actividade:
Reunidas as crianças, o mediador lê a história “Os ovos misteriosos” em voz alta, pausadamente, para que compreendam o conteúdo.
1º - O mediador estabelece um diálogo com as crianças perguntando se gostaram da história, quais as personagens que participam, etc.
2º - De seguida, o mediador distribui um cartão vermelho por cada menino e explica que lerá novamente a história com algumas diferenças. As crianças deverão estar atentas à leitura e quando ouvirem um erro mostram o cartão vermelho ao mediador.
3º - O mediador inicia novamente a leitura em voz alta, modificando palavras (usando sinónimos, antónimos) poderá substituir os animais por outros (codorniz, pato, jacaré, dragão, etc.).
Esta actividade dirige-se a crianças pequenas, dos três aos seis anos, que não saibam ler. As crianças terão de associar personagens aos objectos.
􀂊 Está aqui!

Objectivos
Entender a leitura em voz alta.
Entender o que se ouve.
Concentração da criança.
Desenvolver a capacidade de observação.
Saber distinguir personagens uns dos outros.

Material:
O mediador deverá elaborar cartões onde estejam desenhados personagens e objectos que identifiquem esses personagens (ex.: personagem - a serpente, objecto – um buraco; personagem – o crocodilo, objecto - o rio, etc.). O mediador poderá recorrer ao livro e digitalizar as imagens ou então desenhar e colori-las.

Desenvolvimento da actividade:
Reunidas as crianças, o mediador lê a história “Os ovos misteriosos” em voz alta, pausadamente, para que compreendam o conteúdo.
1º - O mediador estabelece um diálogo com as crianças perguntando se gostaram da história, quais as personagens que participam, etc.
2º - De seguida, o mediador tem dentro de um saco os cartões e cada criança retira um cartão.
3º - Por último, o mediador explica a tarefa. Vai voltar a ler e quando aparecer a personagem ou o objecto que têm na mão devem diz “está Aqui!”. Os meninos devem agrupar-se à medida que o seu personagem e o seu objecto aparecem.
Nas actividades 1 e 2 pode-se explorar algumas atitudes de amizade, de respeito, de apoio, amor materno, etc.

Sem comentários: