Translate

domingo, 2 de novembro de 2008

O Natal da Maria - México

No país da Maria, México, começa-se a comemorar o Natal no dia 16 de Dezembro. Durante o Natal , a população aproveita não só para distribuir presentes, mas também para relembrar os difíceis momentos que antecederam o nascimento de Jesus. Durante nove noites consecutivas, a história de José e Maria ganha vida, com personagens vivas a representar.Isto é feito em procissões. Faz-se uma festa, todos os domingos antes do natal, para celebrar a chegada de Maria e José a Belém, e coloca-se uma pinhata cheia de doces e presentes. Também se celebra com fogo de artifício.


O que é uma "pinhata"?

Consiste em uma panela, recheada de doces, totalmente coberta por papel crepon, suspensa no ar a uma altura média de dois metros, onde o participante, vendado, tenta quebra-la com um bastão e, consequentemente, libertar os doces. É comum em aniversários, sob a forma de uma estrela de cinco pontas (actualmente já se encontra no mercado com forma de animais ou qualquer outro símbolo).
.

A "pinhata" é tradicionalmente mexicana mas estendeu-se pelo mundo fora adoptando diferentes formas, geralmente em consonância com as diferentes culturas e desde há muito tempo que se utiliza a Pinhata para oferecer ás crianças uns momentos de alegria e saudável divertimento dando-lhes doces, refrescos, frutas da temporada e inclusivamente jogos.

Poucas pessoas sabem que as pinhatas foram trazidas pelos frades franciscanos, italianos, que lhe chamavam ‘pregnatas” que quer dizer prenhas ou grávidas porque eram panelas ou cântaros de barro que continham os doces, frutas, refrescos etc. e que eram partidas no meio duma grande brincadeira.



Aqui fica um video da Xuxa sobre o Natal na América Latina:


Sem comentários: