Os alunos/crianças (consoante a faixa etária) sentam-se em círculos e fazem rodar ‘cubos dos sentimentos’ que têm inscrito (ou imagens) em cada uma das faces palavras como «triste» «excitado», etc... Descrevem então, à vez, uma ocasião em que tiveram aquele sentimento. Este é um exercício que lhes dá maior segurança na arte de ligar sentimentos a palavras e ajuda a criar empatia, quando ouvem os outros dizer que já sentiram o mesmo que eles próprios.
Outra proposta é um Semáforo colocado num ponto estratégico com 6
contente as duas. Depois, pode-se alargar a análise dos problemas ao recreio,
refeitório, aos locais onde existem disputas.
2 comentários:
Tenho vindo a visitar o teu site frequentemente e estou a pensar fazer uma tese baseada na educação para as emoções. Será que me podes dar uma lista da bibliografia em que te baseias para escrever estes posts?
Obrigado :)
Adorei!Você aborda temas importantíssimos,parabéns! Quando puder faça-me uma visita : http://aprendizarteatelie.blogspot.com, http://canto-do-conto.blogspot.com e em parceria http://bem-bolado-projetos.blogspot.com
Um abraço, Betty (Brasil)
Enviar um comentário