Translate

sábado, 20 de outubro de 2007

Propostas para a literacia emocional

Os alunos/crianças (consoante a faixa etária) sentam-se em círculos e fazem rodar ‘cubos dos sentimentos’ que têm inscrito (ou imagens) em cada uma das faces palavras como «triste» «excitado», etc... Descrevem então, à vez, uma ocasião em que tiveram aquele sentimento. Este é um exercício que lhes dá maior segurança na arte de ligar sentimentos a palavras e ajuda a criar empatia, quando ouvem os outros dizer que já sentiram o mesmo que eles próprios.


Outra proposta é um Semáforo colocado num ponto estratégico com 6 passos:

1º - Pára, acalma-te e pensa antes de agir.

2º - Diz qual é o problema e como te sentes.

3º - Define um objectivo positivo.

4º - Pensa em várias situações.

5º - Pensa nas consequências.

6º - Avança e tenta o melhor plano. Semáforo regularmente invocado nas brigas e

amuos.


Ultima proposta é um exercício envolvendo o grupo todo, onde é apresentado um

problema onde 2 pessoas zangam e procura-se chegar a uma solução que

contente as duas. Depois, pode-se alargar a análise dos problemas ao recreio,

refeitório, aos locais onde existem disputas.

2 comentários:

Susana disse...

Tenho vindo a visitar o teu site frequentemente e estou a pensar fazer uma tese baseada na educação para as emoções. Será que me podes dar uma lista da bibliografia em que te baseias para escrever estes posts?

Obrigado :)

betty mello disse...

Adorei!Você aborda temas importantíssimos,parabéns! Quando puder faça-me uma visita : http://aprendizarteatelie.blogspot.com, http://canto-do-conto.blogspot.com e em parceria http://bem-bolado-projetos.blogspot.com
Um abraço, Betty (Brasil)