Translate

sábado, 10 de março de 2007

"Era uma vez"


Com base no Projecto Educativo de Instituição "O Mundo da Fantasia", a educadora responsável das salas de 1 ano (uma das salas em que me encontro todas as manhãs, desde que terminou a licença de parto da Educadora da Sala dos 3 anos) criou o projecto "Era uma vez..." onde a imaginação se incide numa árvore com maçãs e um cão.

Inventarem-se novas histórias e a elaboração de um livro, é o que se pretende no ultimo ano do Projecto da Instituição, e visto que nesta faixa etária ser impossivel pedir às crianças inventarem uma história, foram os pais que a criarem numa reunião logo ao inicio do ano.

O resultado final da história foi o seguinte:


Era uma vez uma sementinha que foi colocada num vaso de um jardim. Dessa sementinha nasceu uma linda árvore, uma macieira linda, com maçãs maravilhosas.
Era a árvore mais bonita daquele jardim. Todas as crianças gostavam de brincar perto da macieira.
As crianças juntavam-se, faziam uma roda à volta da árvore, e cantavam lindas canções.
Certo dia, um lindo menino quis comer uma maçã que parecia deliciosa! Eis quando, para seu espanto, a maçãzinha, que ia para colher sorriu e disse-lhe:
- Menino, não me comas, porque eu adoro-vos ver brincar à volta desta linda árvore!
O menino ficou muito espantado e resolveu chamar o seu amigo Piloto, que era um cão muito especial, e disse-lhe:
- Piloto! Piloto anda cá! Devo estar a ficar maluco, a maçã falou comigo.
Quando o cão chegou e falou com o menino, a maçã disse que ela era mágica, por isso é que podia falar com os meninos enquanto eles fossem crianças. A maçã não vinha de uma árvore qualquer mas, sim de uma árvore mágica que nasceu para ser amiga das crianças, realizando os desejos dos meninos.
O que a árvore gostava mesmo é que os meninos e o cãozinho brincassem perto dela.
Havia um gatinho com que as crianças também gostavam muito de brincar. As crianças adoram fazer muitas rodinhas à volta da árvore.


Sem comentários: