Translate

quinta-feira, 8 de março de 2007

Projecto Curricular de Sala


“A Fada Palavrinha e o Gigante das Emoções”

Aqui estou eu para divulgar o projecto que elaborei, no mês de Outubro, para os meus terroristas de 3 anos, onde pretendo que o grupo “mergulhe” num mundo imaginário criando histórias com a ajuda da “Fada Palavrinha” e do “Gigante das Emoções” evidenciando quatro emoções básicas (o amor, a alegria, a tristeza e o medo) de uma forma paralela com os diversos conteúdos temáticos a abordar ao longo deste ano lectivo.

Partindo do Projecto Educativo, que tem o intuito de transmitir valores às nossas crianças através de histórias para uma melhor socialização, decidi basear-me na perspectiva da Inteligência Emocional de Daniel Goleman para a elaboração do projecto, de forma a tentar resolver e minorar problemas que hajam ou que possam surgir futuramente nas crianças contribuindo, assim, para o melhoramento da vida emocional que afecta directamente todo o desenvolvimento global.
Com a criação de histórias, além de pretender o desenvolvimento emocional, pretendo questioná-las sobre a diversidade de sentimentos, ideias e interesses dos outros através da linguagem oral e escrita, adquirindo assim o interesse e gosto pelos livros.
Existe assim duas personagens para a dinamização e introdução do projecto curricular: a “Fada Palavrinha”, de forma a estimular a criatividade e para ajudar o grupo a decifrar as mensagens e lições de moral que as histórias por vezes “escondem”, e a personagem do “Gigante das Emoções”, visto que não é fácil falar de emoções nesta faixa etária.


Temáticas a Explorar (paralelamente e intimamente relacionadas com a criação de histórias e as emoções)


Ø O Corpo Humano:
- Partes do corpo/esquema corporal;
- Órgãos dos sentidos;
- Educação sexual;


Ø Viver em Segurança:
- Segurança em casa;
- Segurança rodoviária.

Ø Viver com Saúde:
- Alimentação;
- Higiene.

Ø “Somos todos iguais” (Educação Multicultural):
- Pessoas com deficiências físicas e mentais;
- Minorias étnicas/racismo;
- “Quinta da Amizade” / “Elmer


Objectivos gerais


Ø Adquirir valores morais e cívicos através das histórias contadas e inventadas;
Ø Propiciar oportunidades educativas diversas que fomentem o respeito por si própria e pelos outros;
Ø Incentivar a aquisição de novos conteúdos temáticos ampliando o conhecimento da criança acerca do mundo que a rodeia;
Ø Desenvolver a criatividade, imaginação, raciocínio e linguagem;
Ø Desenvolver a expressão artística e criativa, com base na leitura;
Ø Promover a articulação entre o Jardim de Infância, famílias e comunidade.




História “A Fada Palavrinha e o Gigante das Emoções”


Num Mundo de Fantasia há uma montanha encantada, e nessa montanha vive um Gigante: o Gigante das Emoções.
O Gigante das Emoções espera todos os dias ansiosamente pela vinda da Fada Palavrinha, um ser iluminado que lhe proporciona histórias de encantar.
Logo pela manhã, bem cedinho, a Fada Palavrinha e o Gigante das Emoções viajam para os mais longínquos reinos transformando a realidade na mais doce fantasia. A Fada, colecciona histórias, conta experiências e emoções…. aprender e ensinar é o seu grande lema.
Todos os dias, com o seu livro mágico convida o Gigante e as crianças a viajarem pelo Mundo da Fantasia. Nesse mundo aprendem a sentir “medo”, “tristeza”, “alegria” e “amor”. A grande viagem pelo Mundo da Fantasia proporciona a todos momentos de magia que valem por toda a vida.
- Nesta grande aventura, todos vocês vão sentir e descobrir o que é ter “medo”, o que é o “amor”, como é estar “triste” e como é estar “feliz”. Conto com vocês para deixaram fluir a imaginação, inventando histórias que serão lembradas por muitos e muitos anos por todo mundo. – diz a Fada Palavrinha. - Vão ter também a ajuda do meu amigo Gigante para descobrirem um reino muito rico de sentimentos.
O Gigante das Emoções recebe todas as crianças com muita alegria e divertimento. E todos juntos voam pelo tempo e espaço nas mágicas asas da Fada Palavrinha rumo ao Mundo das Fantasias.
Como sabem, todas as viagens tem um início e um fim. Quando a viagem pelo Mundo da Fantasia chega ao fim, o Gigante despede-se, com muita tristeza, das crianças porque elas tem que voltar para o seu mundo, levando com elas a pureza que há dentro de cada uma delas.
Mesmo separados por dois mundos diferentes, as crianças nunca se esquecem da Fada Palavrinha e do Gigante das Emoções. Do Mundo da Fantasia levam um espírito aventureiro e uma fascinante força de vontade de se tornarem adultos saudáveis e felizes.
Agora pergunto eu… Vocês também querem viajar pelo Mundo da Fantasia da Fada Palavrinha e do Gigante das Emoções!? Não importa a idade, sejas gordo ou sejas magro, estejas triste ou contente, sejas isto ou aquilo… só importa deixares correr livremente a imaginação, brincar com a realidade e transformá-la para construir um mundo muito melhor.





Sem comentários: