Translate

sexta-feira, 9 de março de 2007

Teatro de Fantoches - "A Fada Palavrinha e o Gigante das Emoções"


História “A Fada Palavrinha e o Gigante das Emoções”


Narrador (Chico): Bom dia meninos! Eu sou o Chico. Estou aqui para vos contar uma história, mas têm que prestar muita atenção. Querem que eu conte uma história!? OK… Cá vai a minha história favorita… Num Mundo de Fantasia há uma montanha encantada, e nessa montanha vive um Gigante: o Gigante das Emoções.
Gigante: Olá meninos! Viram por ai uma fada muito pequenina!?... Será que ela está aqui!?... e aqui!? Ohhh!!! Estou tão chateado e triste…. A Fada Palavrinha nunca mais chega!!! Vou procurá-la melhor… até já.
Narrador: O Gigante das Emoções espera todos os dias ansiosamente pela vinda da Fada Palavrinha, um ser iluminado que lhe proporciona histórias de encantar. Vamos chamar pela Fada para ver se ela aparece!? Fada Palavrinha!!!! Fada Palavrinha… aparece que os meninos querem te conhecer.
Fada Palavrinha: Olá meninos!? Está tudo bem com vocês!? Olha eu estou a procurar de o meu amigo gigante, por acaso não apareceu aqui na vossa sala!?... E onde está ele agora!? Mas viram o Gigante das Emoções!? Um Senhor muito, muito, muito grande!? Bom… vou vos deixar com o Chico e tentar encontrar o meu amigo Gigante… até já!
Narrador: Logo pela manhã, bem cedinho, a Fada Palavrinha e o Gigante das Emoções viajam para os mais longínquos reinos transformando a realidade na mais doce fantasia. A Fada, colecciona histórias, conta experiências e emoções…. aprender e ensinar é o seu grande lema.
Todos os dias, com o seu livro mágico convida o Gigante e as crianças a viajarem pelo Mundo da Fantasia. Nesse mundo aprendem a sentir (o Gigante aparece e dramatiza cada emoção) “medo”, “tristeza”, “alegria” e “amor”. A grande viagem pelo Mundo da Fantasia proporciona a todos momentos de magia que valem por toda a vida.
Fada Palavrinha - Nesta grande aventura, todos vocês vão sentir e descobrir o que é ter “medo”, o que é o “amor”, como é estar “triste” e como é estar “feliz”. Conto com vocês para deixaram fluir a imaginação, inventando histórias que serão lembradas por muitos e muitos anos por todo mundo. Vão ter também a ajuda do meu amigo Gigante para descobrirem um reino muito rico de sentimentos… só tenho que encontrar o tolo do Gigante... já o encontraram!? Onde!? Eu não o encontro!!! Vamos chamar o Gigante das Emoções, todos ao mesmo tempo, para ver se ele aparece!? Ohhh Gigante… Onde estás!?
Gigante: Buhhh!!!
Fada: Ahhhh!!! Que susto! Não sabes que meter medo é muito feio.
Gigante: Oh, mas é muito divertido.
Fada: Sabes que mais Gigante!? Tu também tens medo. Andas sempre alegre mas também já te vi triste.
Gigante: E tu que estás apaixonada pelo Chico… A Palavrinha gosta do Chico… A fada gosta do Chico.
Fada: Não sejas chato… Sentir amor por alguém é uma coisa muito bonita, e tu também gostas muito de beijinhos, miminhos e abraços.
Gigante: É verdade.
Fada: Acho que os meninos querem ouvir o resto da história, por isso vamos embora que há outros meninos à nossa espera.
Gigante: Tens razão. Nós já voltamos meninos. Até logo.
Narrador: Já se foram embora!? Ufff!!! Sabem é que tenho que fugir da Palavrinha senão ela não me larga com tantos beijinhos e abraços. Agora já posso contar o resto da história. Aqui vai… O Gigante das Emoções recebe sempre todas as crianças com muita alegria e divertimento. E todos juntos voam pelo tempo e espaço nas mágicas asas da Fada Palavrinha rumo ao Mundo das Fantasias.
Como sabem, todas as viagens tem um início e um fim. Quando a viagem pelo Mundo da Fantasia chega ao fim, o Gigante despede-se, com muita tristeza, das crianças porque elas tem que voltar para o seu mundo, levando com elas a pureza que há dentro de cada uma delas. Aqui bem juntinho ao nosso coração.
Mesmo separados por dois mundos diferentes, as crianças nunca se esquecem da Fada Palavrinha e do Gigante das Emoções. Do Mundo da Fantasia levam um espírito aventureiro e uma fascinante força de vontade de se tornarem adultos saudáveis e felizes.
Agora pergunto eu… Vocês também querem viajar pelo Mundo da Fantasia da Fada Palavrinha e do Gigante das Emoções!?... Não importa a idade, sejas gordo ou sejas magro, estejas triste ou contente, sejas isto ou aquilo… só importa deixares correr livremente a imaginação, brincar com a realidade e transformá-la para construir um mundo muito melhor.
Se querem viajar com a Fada Palavrinha e o Gigante das Emoções vão ter que os chamar…eu agora tenho que partir e contar esta história a outros meninos. Tchau meninos! Portem-se bem… Sejam todos amigos e até qualquer dia. Beijinhos e adeus. Agora gritem pela fada e pelo gigante que eles devem estar muito pertinho daqui.


(Diálogo entre as crianças, a fada e o gigante, sobre emoções)



Sem comentários: