Translate

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dia Mundial dos Correios - 09 de Outubro

Breve história dos Correios


Correio é um sistema de comunicação que envolve o envio de cartas e encomendas entre um remetente e um destinatário, que podem estar numa mesma cidade ou em lugares muito distantes entre si.

Comunicação através de documentos escritos carregados por um intermediário até outro lugar certamente data-se anteriormente a invenção da escrita. Contudo, o desenvolvimento formal do sistema postal ocorreu muito depois.

O primeiro serviço organizado de difusão de documentos escritos que se tem notícia remonta a 2400 anos antes de Cristo, tendo surgido no Antigo Egito, com os faraós que usavam mensageiros para a difusão de decretos em todo o território do Estado.

O Faraó era considerado como um deus vivo, filho de Amon-Rá. Ninguém podia desobedecer-lhe porque isso era o mesmo que desobedecer aos deuses. O Faraó dispunha de um poder sacralizado e absoluto, sobre todas as coisas e sobre as pessoas. O seu poder era exercido em nome dos deuses e ele próprio mais do que o representante dos deuses era um deus vivo adorado em todo o Egipto.




Depois dos egípcios, os persas (importante povo da antiguidade oriental que ocuparam a região da Pérsia, a actual Irã, que se dedicava muito ao comércio) adoptaram o correio, utilizando mensageiros a cavalo, para a entrega da correspondência.

Também os gregos, fenícios (povo da Fenícia, actualmente o Líbano, que obteve muito sucesso no comércio marítimo) e cretenses (povo que habitava uma das maiores ilhas do mediterrâneo, Creta, conhecidos como o povo do mar) tiveram seus serviços postais.
O primeiro serviço de correspondência aérea foi dos fenícios e cretenses, que utilizavam pombos e andorinhas.

Os historiadores, porém, apontam os chineses como os pioneiros das comunicações postais com serviços regulares de correio, por volta do ano 4000 A.C.




O Selo

O primeiro selo foi o “one Penny black, selo negro que trazia o rosto da Rainha Vitória em branco. O Selo surgiu com Rowland Hill, funcionário do correio inglês, que estabeleceu a adopção de padrões tarifários e critérios de avaliações uniformes para toda a nação. Antes da criação do selo era o destinatário é que pagava a tarifa. Os resultados dessa reforma postal inglesa se fizeram sentir imediatamente, e no dia 6 de maio de 1840 suas agências colocaram à venda os primeiros selos adesivos que permitiam a remessa da correspondência para qualquer ponto do país. O selo em Portugal surge em 1853.



A Telegrafia


A telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse. Em 1835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse.
Em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC. A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares.
Em 1855 começou a construir-se a rede telegráfica em Portugal, tendo ainda nesse ano sido inaugurados os primeiros troços, numa extensão de 32 km e incluindo 4 estações. Em 1857, foi disponibilizado o serviço público de telegrafia e implementada a primeira ligação internacional, entre Elvas e Badajoz. Desenvolvendo-se com rapidez, a rede telegráfica já tinha 1682 km em 1859, estando presente em todas as capitais de distrito.
No nosso País, a telegrafia eléctrica foi introduzida antes do caminho-de-ferro, numa sequência diferente da generalidade dos países que estiveram na vanguarda destes processos.






CTT - Correios de Portugal


A origem dos CTT - Correios de Portugal (conhecidos normalmente simplesmente pela sigla CTT significando Correios, Telégrafos e Telefones) remontam a 1520 tempos em que a monarquia reinava em Portugal e em que os transportes eram feitos a pé, a cavalo ou de carruagem, daí a imagem dos CTT Correios, do cavaleiro montado num cavalo tocando a trombeta e anunciando a chegada do correio. Depois dos cavaleiros montados num cavalo, ou numa carruagem, surge o comboio, depois o automóvel, a seguir o barco, que é substituído pelo o avião, e actualmente temos a Internet.





Alguns dos serviços oferecidos pela a CTT


* Correio Normal;

* Correio Azul;

* Correio Verde;

* Correio Registado Simples, em Mão, ou Pessoal;

* Encomendas;

* Correios Online Cartas em formato digital;

* Payshop (pagamento de várias contas domésticas como o telefone, a electricidade, a água ou o gás);

* Entre muitos outros serviços...

Sem comentários: