Breve história dos Correios
Correio é um sistema de comunicação que envolve o envio de cartas e encomendas entre um remetente e um destinatário, que podem estar numa mesma cidade ou em lugares muito distantes entre si.
O Faraó era considerado como um deus vivo, filho de Amon-Rá. Ninguém podia desobedecer-lhe porque isso era o mesmo que desobedecer aos deuses. O Faraó dispunha de um poder sacralizado e absoluto, sobre todas as coisas e sobre as pessoas. O seu poder era exercido em nome dos deuses e ele próprio mais do que o representante dos deuses era um deus vivo adorado em todo o Egipto.
Depois dos egípcios, os persas (importante povo da antiguidade oriental que ocuparam a região da Pérsia, a actual Irã, que se dedicava muito ao comércio) adoptaram o correio, utilizando mensageiros a cavalo, para a entrega da correspondência.
Também os gregos, fenícios (povo da Fenícia, actualmente o Líbano, que obteve muito sucesso no comércio marítimo) e cretenses (povo que habitava uma das maiores ilhas do mediterrâneo, Creta, conhecidos como o povo do mar) tiveram seus serviços postais.
O primeiro serviço de correspondência aérea foi dos fenícios e cretenses, que utilizavam pombos e andorinhas.
Os historiadores, porém, apontam os chineses como os pioneiros das comunicações postais com serviços regulares de correio, por volta do ano
O Selo
O primeiro selo foi o “one Penny black, selo negro que trazia o rosto da Rainha Vitória
A Telegrafia
A telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse. Em 1835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse.
Em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC. A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares.
Em 1855 começou a construir-se a rede telegráfica em Portugal, tendo ainda nesse ano sido inaugurados os primeiros troços, numa extensão de
No nosso País, a telegrafia eléctrica foi introduzida antes do caminho-de-ferro, numa sequência diferente da generalidade dos países que estiveram na vanguarda destes processos.
CTT - Correios de Portugal
A origem dos CTT - Correios de Portugal (conhecidos normalmente simplesmente pela sigla CTT significando Correios, Telégrafos e Telefones) remontam a 1520 tempos em que a monarquia reinava em Portugal e em que os transportes eram feitos a pé, a cavalo ou de carruagem, daí a imagem dos CTT Correios, do cavaleiro montado num cavalo tocando a trombeta e anunciando a chegada do correio. Depois dos cavaleiros montados num cavalo, ou numa carruagem, surge o comboio, depois o automóvel, a seguir o barco, que é substituído pelo o avião, e actualmente temos a Internet.
Alguns dos serviços oferecidos pela a CTT
* Correio Normal;
* Correio Azul;
* Correio Verde;
* Correio Registado Simples, em Mão, ou Pessoal;
* Encomendas;
* Correios Online Cartas em formato digital;
* Payshop (pagamento de várias contas domésticas como o telefone, a electricidade, a água ou o gás);
* Entre muitos outros serviços...
Sem comentários:
Enviar um comentário