Translate

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

México - Festa dos Mortos

A celebração do Dia dos Mortos revela-nos a espiritualidade dos mexicanos e a sua relação estranha com a morte.
Nesta data acabam semanas de preparação para se comunicar com os seres queridos que já morreram.

Diz-se que esta festa une a família e fortalece as relações da comunidade mexicana, já que é uma tradição que vem desde a época dos astecas (povo que aí vivia antes dos espanhóis chegarem).

Os astecas eram conhecidos como "o povo da morte", porque acreditavam que, depois que um rápido encontro com a vida, as pessoas iam para o "Reino dos Nove Mundos".
Dois meses do ano eram, então, dedicados ao culto dos mortos:
- um para as crianças pequenas que tinham morrido;
- e um para os adultos.

Cinco séculos depois, essa tradição asteca começou a usar também ideias e tradições da religião católica.

Segundo a tradição mexicana, nos dias 1 e 2 de Novembro, Deus deixa os mortos virem visitar os seus familiares que ainda estão na Terra.
Ao mesmo tempo, têm a oportunidade de comer e beber aquilo de que gostavam, e é por isso que se preparam os altares.

Todo o México se prepara para receber bem os "muertitos", como carinhosamente lhes chamam.

Assim, no dia 1 de Novembro, ao meio-dia, chegam as crianças que já morreram. Para elas é feito um altar com muitas velas, que iluminam o seu caminho de volta a Terra.
O altar é decorado com flores e papel recortado com motivos da morte. Além disso, são colocados doces, brinquedos e "pão de mortos" (um pão que se assemelha aos ossos humanos).

No dia 2 de Novembro, à meia-noite - 0 horas da madrugada, chegam os adultos. Para se ter a certeza de que encontrarão o caminho do cemitério para as suas casas, são espalhadas pétalas de flores e velas pelas ruas.
No altar preparado pela família, o morto encontrará as oferendas feitas pelos seus parentes, com os seus pratos favoritos em vida.

Nesses dias, além de montar os altares, as famílias vão aos cemitérios, onde acendem milhares de velas, fazem mais oferendas, colocam imagens de santos e rezam.

Sabias que durante estes dois dias poucas pessoas dormem? Pois é, faz-se festa dia e noite! Há música, comida e dança por todo o lado!

Também são organizados desfiles de homens e mulheres mascarados para evitar que as almas se apeguem demais aos familiares e se demorem por cá.

No dia 3 de Novembro é tudo recolhido.
O Dia dos Mortos acaba com visitas aos parentes (vivos!) para que sejam distribuídos os presentes.
Tudo isso acompanhado, claro, por muita festa!

Sabias que alguns dos familiares das pessoas mortas até vão ao cemitério mudar-lhes de roupa para que estejam bonitos no dia do seu regresso?
Para nós é uma tradição muito estranha, não é?

História do Dia dos Mortos - os celtas

Há dois mil anos os celtas habitavam a Inglaterra, Irlanda, França e Península Ibérica. Costumavam comemorar o Dia de Ano Novo a 1 de Novembro.

Para eles era o fim do Verão, das colheitas e o início dos Invernos escuros, com tempestades e muito frio. Era nesta altura do ano que a população celta sofria mais mortes, por causa do tempo.

Por isso, os druidas (os seus sacerdotes) acreditavam que a noite de 31 de Outubro era uma espécie de abertura da passagem entre a vida e a morte.

Assim, pensavam que nessa noite os fantasmas do mundo da morte andavam à solta na Terra em busca de alimento e por isso faziam fogueiras no alto das colinas para os afastar.

Essa noite era chamada de "Samhain", o "Dia das Almas".

Além de causarem problemas e prejudicarem as colheitas, os celtas acreditavam que a presença dos espíritos auxiliavam as adivinhações dos druidas.

Alguns séculos mais tarde, a influência do Cristianismo espalhou-se pelas terras celtas e no início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro como "O Dia de Todos os Santos".

.

História do Dia dos Mortos – como lhes escapar

Tudo começa na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro.

Essa noite chama-se a "noite dos distúrbios". Diz-se que é a noite em que os mortos saem à rua, à procura de almas para levar com eles.

Por isso as pessoas costumavam fazer coisas muito estranhas para não serem levadas pelas almas penadas que erram pelo mundo à espera do Dia do Juízo Final.

Por exemplo, no norte do nosso país os rapazes das aldeias levavam os carros de bois até ao alto de um monte, carregavam-nos com lenha e faziam uma grande fogueira no largo da povoação onde assavam castanhas e saltavam por cima da fogueira.

O costume de saltar fogueiras tem milhares de anos de existência. Serve para afastar o mal e mostrar que se tem muita coragem!


Retirado do site Júnior

Sem comentários: