A gastronomia mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.
- Burrito - é um célebre prato tradicional consistindo de uma tortilla de farinha geralmente recheada com carne (bovina, suína ou frango). A carne é o único recheio e o burrito é enrolado finamente. Em outros países, como nos Estados Unidos, os recheios incluem outros ingredientes como arroz, feijão, alface, tomates, salsa, guacamole, queijo e creme, fazendo com que o burrito seja muito maior.
- Chilaquiles - prato típico feito de tortilas com vegetais.
- Tortilla - é um género de pão ázimo, confeccionado a partir de farinha de milho ou de trigo. Não se deve confundir com a tortilla espanhola. Geralmente usada como entrada ou base para outros pratos, como: burritos, tacos, fajitas e tostatas.)
- Enchilada - panqueca de milho mexicana, muito condimentada, recheada de carne de vaca, feijões ou frango e que leva por cima molho de piripíri e queijo ralado.
- Frijoles refritos - feijão cozido, amassado e frito.
- Guacamole – iguaria típica, servida com uma grande variedade de pratos, muitas vezes acompanhada com pico-de-gallo e nata azeda. É basicamente um puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada e que foi exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais. O nome "guacamole" tem origens indígenas: "guaca" significa testículo (da forma do fruto) e "mole" é um nome genérico para "molho", embora o verdadeiro mole seja totalmente diferente, levando na sua composição chocolate.
- Pico de gallo - É basicamente uma salada feita com pedacinhos de tomate, misturada com cebola, cebolinho e folhas de coentro (chamado "cilantro" no México) e temperada com sumo de limão e óleo; muitas vezes, leva também grãos de milho amarelo, doce ou cozido, o que lhe dá um aspecto muito atraente – e justifica o nome: "bico de galo", ou seja, "comida para galinhas".
- Taco – tortilla fritado enchido com carne picada (galinha ou carne de porco), no queijo, na alface e às vezes no tomate.
- Tamal - espécie de farinha de milho, doce ou salgada, podendo conter carnes, queijo, pimentões etc, envolvida na própria palha da espiga de milho, cozida no vapor, e vendida pelos ambulantes ao cair da tarde. Equivalente a "pamonha".
Sem comentários:
Enviar um comentário