Translate

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Conhece o Paricutin com a Maria ;)

Hola! Eu sou a Maria e vivo no México. No meu país existe uma das 7 maravilhas naturais do mundo, o Paricutin!
O Paricutín é um vulcão muito recente situado no estado de Michoacán, entre as povoações de San Juan Parangaricutiro e Angahuan. A maior parte do desenvolvimento deste vulcão ocorreu durante o seu primeiro ano de existência (1943). Durante diversas semanas desse ano, um grande número de ruídos estranhos foram ouvidos pelos habitantes em torno da pequena aldeia de Paricutín, apesar das condições meteorológicas serem normais.


Este Vulcão surgiu precisamente no dia 20 de fevereiro de 1943. Naquele dia, um camponês mexicano trabalhava numa roça de milho com seu filho. O menino correu para junto do pai, dizendo que havia ouvido um ruído debaixo da terra. O camponês nada ouviria porque estava gritando com o boi. Depois notou uma nuvem de fumaça saindo do solo. Correu para casa, à procura da mulher, do padre e dos vizinhos. Quando as pessoas chegaram ao campo, perceberam que estavam diante de um esboço de um vulcão. De acordo com alguns testemunhos, os aldeões tentaram fechar as fissuras enchendo-as com as rochas e o solo, antes que pequenas explosões e tremores violentos começassem a agitar a área.

Durante as semanas seguintes, uma série de explosões projectaram fragmentos de rochas. As cinzas subiam a centenas de metros. Em breve toda a região circunvizinha estava coberta de uma camada de cinzas. No fim de algumas semanas, a lava começou a sair da cratera. Em quatro meses o vulcão já tinha um cone de 300 metros de altura. Quando o vulcão completou 1 ano, já tinha um cone de 300 metros de altura. Quando o vulcão completou 1 ano já tinha atingido 450 metros. Quando o Paricutin completou 5 anos mostrou sinal de extinção.

O vulcanismo é um aspecto comum na paisagem do meu país, e o Paricutín é um vulcão monogénetico, o que significa que nunca voltará a ocorrer uma sua erupção.

2 comentários:

betty mello disse...

Adorei seu cantinho ! Estas postagens sobre o México são super legais e importantes !!!Não bastasse isto vi 2 dos meus cantinhos como seus favoritos(canto-do-conto e bem-bolado), obrigada ! Vou lincá-la também ! Beijinhos carinhosos,e parabéns ! Betty

Hevelise Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.