Translate

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Vulcões

Lembram-se do Vulcão Paricutin que existe no México!? Mas porque é que existem Vulcões!?
Ora a palavra "Vulcão" vem do latim "Vulcanus", nome do deus romano do fogo. Segundo a mitologia romana, Vulcano vivia por baixo do monte Etna, um grande vulcão na Sicília, onde fabricava os raios que Júpiter (Zeus, na mitologia grega) jogava por aí quando estava com raiva.
As erupções vulcânicas começam no interior da Terra. E é por isso que os cientistas aproveitam o estudo dos vulcões para descobrir o que acontece no núcleo (ou centro) do planeta – e de quê ele é formado!
Vulcões são extremamente úteis! Foram erupções que criaram cadeias de montanhas, muitas ilhas e arquipélagos; os gases e vapores expelidos pelos vulcões ajudaram a criar a nossa atmosfera, e a própria vida na Terra; e a lava ajuda a enriquecer o solo, fertilizando as terras onde se acumula.
Erupções vulcânicas acontecem com o movimento das placas tectónicas, que são imensos blocos de rocha que se movimentam sobre uma camada não rígida (o magma, um tipo de rocha em estado líquido) que existe no interior da Terra. Essas placas ficam "dançando" sobre o magma e, às vezes, podem se chocar umas com as outras, ou se afastar. Quando qualquer desses eventos acontece, pode haver uma erupção. Quando duas placas se afastam, por exemplo, o espaço que entre elas é preenchido pelo magma que, então, começa a subir em direcção à superfície, saindo através dos vulcões em forma de lava.


Os vulcões são diferentes quanto ao seu formato (mais ou menos cônicos) e quanto à maneira que expelem lava – em rios ou em explosões violentas. Quando um vulcão entra em erupção, dele saem bombas vulcânicas (pedaços sólidos expelidos), lapíli (pequenos pedaços de lava sólida), cinzas e gases e, é claro, a lava.
Em todo o planeta, há dez grandes placas tectónicas e várias outras, menores. Todas se mexem sem parar, mesmo que sejam apenas alguns centímetros por ano! O movimento contínuo das placas faz com que a terra trema e os vulcões entrem em erupção, constrói e destrói montanhas e faz e desfaz continentes inteiros.
Há vulcões famosos, como o Vesúvio, na Itália, que cobriu uma cidade inteira e seus habitantes no ano 79 D.C., e o Krakatoa, a oeste da ilha de Java, na Oceânia, que explodiu em 1883 causando um terrível maremoto com ondas até 37m de altura! Mais de 36.000 pessoas morreram por causa dele!
Os mais altos vulcões do mundo são o Guallatiri (no Chile, com 6.060m), o Lascar (Chile), o Cotopaxi (Equador), o Tupungatito (Chile), o Ruiz (Colômbia) e o Sangay (Equador). Mas há vulcões também no Japão, Nova Zelândia, Hawaí, África, nos Oceanos e em vários outros países.

1 comentário:

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!